25 abril 2016

O empreendedorismo feminino que transforma

A Lascivité nasceu a partir do sonho que eu tinha em criar minhas próprias roupas com verdade, dignidade, amor e respeito.

Sempre gostei do estilo retrô e aos poucos fui percorrendo por este universo, criando vestidos, sapatos e colecionando muitas amizades.

Em 2015, fui selecionada para participar do curso 10.000 mulheres, um programa global voltado ao fomento de empreendimentos de mulheres em todo mundo, do banco de investimentos Goldman Sachs e da Goldman Sachs Foundation, com apoio da FGV-SP e da Babson College (US).

Foram meses de muito aprendizado e dedicação. Mergulhamos em um universo totalmente novo, cheio de mulheres empreendedoras que, assim como eu, têm paixão pelo que fazem. Posso dizer que nos consideramos privilegiadas por ter sido "as escolhidas" para participar de algo tão grandioso, com profissionais tão dedicados e talentosos.

Muito além do aprendizado, que foi magnífico, aprendi que nós mulheres não temos noção do poder que temos em nossas mãos, principalmente quando nos organizamos e nos ajudamos. Foi libertador, inspirador, ou melhor, continua sendo, porque o programa conta com uma extensão continuada para apoio e suporte à ex-alunas, o Alumni, conduzido pela FGV-SP e com o apoio da Rede Mulher Empreendedora, da fantástica Ana Fontes. 

Conhecer tantas histórias de lutas, conquistas e vitórias, me deixa ainda mais certa de que a superação vem de acordo com o desejo, dedicação e esforço de cada uma de nós.

Eu, que entrei acreditando que aprenderia como gerir uma empresa na faculdade de administração mais famosa do Brasil, sai com muito mais do que aprendizado teórico, sentimos e vibramos a cada final de semana que passamos juntas, e incluo os professores, consultores e coordenadores, que conduzem este programa com tanto carinho e dedicação. Já falamos aqui também sobre essa experiência.

Imagino que não seja nada fácil coordenar um programa tão inovador, com tantas equipes multidisciplinares em países diferentes, envolvendo um banco de investimentos como patrocinador. Mas os coordenadores do projeto, Maria José Tonelli, Tales Andreassi, Claudia Brochini, Simone Cornelsen e toda a equipe, conduzem tudo isso com maestria. Pessoas admiráveis, competentes, humanas, um verdadeiro prazer em dividir cada minuto com eles. 

Não posso deixar de registrar minha eterna gratidão às consultoras que atenderam nosso grupo: Eva Yague Lopez e Fernanda Nascimento, que se superaram em todos os aspectos possíveis e impossíveis também. 

O carinho, a dedicação sem limites e até os puxões de orelha, porque eles são extremamente necessários (rs), nos permitiram sair do lugar comum e alcançar o estratosférico. Elas fizeram TODA A DIFERENÇA! Muito antes de nós, elas já sabiam e acreditavam em nosso potencial. Juntas, foram capazes de identificar nossos pontos fortes e os pontos a serem desenvolvidos, sempre com muita clareza, objetividade e doçura sem igual. 

Eva e Fernanda, minha eterna gratidão por vocês nos tirarem da zona de conforto, por questionarem nossas escolhas e mostrarem novos caminhos. Muito obrigada por estarem sempre dispostas a executar nada menos do que o melhor, não desistindo quando uma, duas ou todas resolviam mudar seus planos de crescimento pela primeira, segunda ou pela terceira vez. Minha eterna gratidão e admiração, VOCÊS SÃO VERDADEIRAS ANJAS! Certamente, o processo mais incrível de transformação que passei pela minha vida.

Gostaria de deixar também o meu agradecimento especial às amigas que fizeram parte do meu grupo de crescimento: Andreia Santos, Christina Nigro, Elce Camila Carbonari, Hérica Pereira, Maria Oliveira e Roberta Marques, amizades que levarei para sempre em meu coração. Mulheres extraordinárias que contribuem para um mundo melhor. Tenho imenso orgulho de fazer parte dessa equipe! 

Os créditos das fotos vão para Kaká Estrela, marido da nossa diva Roberta Marques, que registrou esse momento tão gratificante e especial para todos nós. Muito obrigada, Kaká!  


Nossa querida Professora Maria José Tonelli, com seus discursos sempre emocionantes e inspiradores.

 Momento explode coração! Manhêeee, formei! 



Esta foto merece destaque. Foi um imenso privilégio ter recebido além do meu diploma, o de uma amiga muito querida e especial, Zazá Souza, de Salvador, que não pode estar presente na cerimônia porque está esperando a chegada do pequeno Pedro! Qualquer dia conto a história dessa linda guerreira.

Eu e minha D I V A, Roberta Marques, criadora do DIVAS DANCE em Brasília. Ela e seu marido, Kaká Estrela, foram os responsáveis por registrar todos os nossos momentos. Menina de ouro que também terá sua história inspiradora dividida por aqui dia desses. 

Nossa consultora fantástica, Eva Yague, no centro, com Carol Leslie, amiga e cliente, vestindo nosso clássico vestido Oh, Boy na formatura. Muito amor envolvido! <3 td="">

Nosso grupo de crescimento e nossas amadas consultoras. Da esquerda para a direita: Déia Santos, Roberta Marques, Eva Yague, Maria Oliveira, Cris Nigro, eu, Elce Carbonari, Hérica Pereira e Fernanda Nascimento.

Nosso time de consultores estelares. Da esquerda para a direita: Luis Gentile, Celso Estrela, Fernanda Nascimento, Eva Yague, Tânia Macriani, Simone Cornelsen e Henrique Costa.


Déia Santos, dona da consultoria SoulMkt, de Lascivité da cabeça aos pés.<3 td="">


Aqui estão todas as meninas que participaram da turma 13 do Programa 10.000 Mulheres.  



Espero que tenham gostado. Caso você seja uma mulher empreendedora, recomendo fortemente que venha fazer parte desse time! Inscreva-se para o processo seletivo e mude sua história!

Com amor, porque senão nada vale a pena,



Camila Machado



Siga-nos no instagram @lascivite e saiba de tudo antes. 



Postar um comentário