11 novembro 2014

Cycle Is So Chic

Já conhece o movimento "Cycle Chic"?  O termo criado pelo fotógrafo e jornalista dinamarquês Mikael Colville-Andersen, nada mais é que "apenas um jeito moderno de chamar algo que existe desde quando as bicicletas foram inventadas por volta de 1880”, explica o próprio Colville. “Denomina cidadãos normais pedalando em suas cidades com as roupas do dia a dia”, completa.


Mas o movimento em si significa muito mais do que isso. Ele vem cheio de significados, em como esse meio de transporte se tornou uma ferramenta de emancipação para as mulheres lá no século XX.  “Andar de bicicleta fez mais pela emancipação da mulher do que qualquer outra coisa no mundo”, dizia a feminista americana Susan Anthony, no final do século XIX. E não sem motivo: a magrela deu liberdade de deslocamento para as mulheres, permitindo que fossem sozinhas de um lugar ao outro, e ajudou a mudar o vestuário que limitava seus movimentos, deixando um legado que se estende aos dias de hoje. 

E você? Já pedalou hoje? Acha possível usar a bicicleta como meio de transporte diário? A sua cidade investe para que ela possa ser mais utilizada pela população? Queremos saber sua opnião! 

Para acessar:
Copenhagen Cycle Chic - http://www.copenhagencyclechic.com/

Para ler:
Cycle Chic - registros do fotógrafo e jornalista dinamarquês Mikael Colville-Andersen
Bike Snob - Este livro oferece um olhar para os prós e contras de ciclismo, a partir de sua história

Para assistir:
Bicicletas de Belleville - Nesta animação francesa de Sylvain ChometChampion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar do Tour de France. A trilha sonora também é um caso a parte e vale total atenção. 


Fonte: Veja São Paulo / Vadebike.org / AdoroCinema


Postar um comentário