20 outubro 2014

Back to 50's

Já pensou viver como nos anos 50, em pleno século XXI? Pois os moradores de Enviken, na Suécia, sabem como é isso. Apaixonados pela década mais charmosa da história, eles incorporam no seu dia a dia o estilo rockabilly, as músicas, as roupas, os carrões…



E tudo começou em meados dos anos 80, quando a música e a moda dos anos 50 passaram por um flashback mundial. Em Enviken, a principal responsável por isso foi a banda Ryno Rockers, um grupo do povoado que começou a fazer sucesso por todo o país. Assim, logo tornou-se moda na cidadezinha vestir roupas dos anos 50, comprar carros americanos antigos e fazer festas ao som de bandas rockabilly nos fins de semana.



A “mania” anos 50 já chegou à segunda geração na cidade. Não é preciso ficar por lá muitas horas para se ter a impressão de que seus habitantes gostariam de viver no passado. Por isso é de surpreender quando Josefin Jonsson, filha do produtor da banda Little Andrew and the Rhythm Boys, diz o contrário. Ela é uma DJ rockabilly, só se veste com roupas vintage e cada centímetro de seu apartamento tem lembranças daquela época, como as fotos nas paredes de garotas pin-up e de Audrey Hepburn. “Os anos 50 foram um período muito sexista. Eu não poderia ter sido DJ naquela época. Mas adoro a estética. Tudo parecia bonito. E gosto do glamour que cercava as estrelas de cinema.”

E você? Também gostaria de viver nos anos 50? 


Imagens: Asa Sjostrom / Kristin Nord




Postar um comentário