05 julho 2013

Os Corpos e Rostos de Lucian Freud

Dica para quem é ou está em Sampa: a exposição "Lucian Freud: Corpos e Rostos". A mostra, que traz pela primeira vez ao Brasil um dos artistas mais importantes do pós-guerra tem como foco sua produção gráfica em dois períodos marcantes da sua carreira como gravurista: na década de 40, quando fez um pequeno número de gravuras experimentais, e a partir da década de 80, quando criou uma ampla seleção extraordinária de nus e retratos, que incluem nomes como Rainha Elizabeth II e Kate Moss, dois ícones britânicos.

Inclusive, Freud não só retratou Kate (que estava grávida na época), como também tatuou a top com duas andorinhas na região do cóccix (ele tatuava marujos durante a Segunda Guerra). Se o seu retrato foi vendido por 4 milhões de libras, as andorinhas, obviamente, não estão à venda, disse Kate.

Kate e Freud na cama, em foto tirada pelo seu assistente  David Dawson e que está na mostra do MASP. Nas miniaturas,  o retrato de Kate feito por Freud e a tatuagem, também de sua autoria, no cóccix da modelo.

E se você notou o sobrenome do artista, sim, ele é neto do famoso psicanalista Sigmund Freud. A mostra fica até 13 de outubro, no MASP.

*o artista faleceu em 2011, aos 88 anos
Postar um comentário