22 janeiro 2013

Noites Estreladas


Uma das estampas que mais fizeram sucesso nesta coleção foi a “Noite Estrelada”. Você com certeza já viu o nosso lindo Rosine longo nessa estampa ou até mesmo a túnica usada pela apresentadora Adriana Couto, do Programa Metrópole, da TV Cultura.

A estampa "Noite Estrelada" em dois modelos: túnica Dietrich à esquerda e
vestido longo Rosine, à direita

A bela Adriana Couto apresentando o programa Metrópolis, na TV Cultura,
com a túnica Dietrich "Noite Estrelada"

Quem gosta de arte também deve ter percebido que essa estampa foi inspirada em um quadro muito conhecido de Van Gogh: “A Noite Estrelada”. Essa é uma das pinturas mais conhecidas do pintor pós-impressionista, não só pela beleza, mas também por ter sido feita a partir da memória, e não da observação  imediata de uma paisagem.

"A Noite Estrelada", pintada por Van Gogh em 1889, aos 37 anos

Criada enquanto esteve em um asilo em Provence, foi justamente nesse período que o artista rompeu com a fase impressionista, desenvolvendo um estilo muito particular. Hoje, o quadro encontra-se no Museu de Arte Moderna de NY.

Mas a nossa homenagem à Van Gogh não está só. A obra já ganhou as mais diversas releituras. Quer ver algumas?

Olha só esse vídeo, no qual recriaram a “Noite Estrelada” em dominó. Isso mesmo. Foram mais de 11 horas de trabalho e o efeito foi incrível. Assista ao vídeo aqui: 


Tem até a versão animada de “A Noite Estrelada". O artista  Petro Vrellis imaginou o fluxo da obra de Van Gogh, e reproduziu com um sistema que pode até ser controlado por qualquer usuário, basta baixar o aplicativo. Vem ver: 


Uma releitura menos tecnológica mais muito bacana, foi do primeiro pôster do filme “Meia-Noite em Paris”, do diretor Woody Allen. A arte misturou a paisagem da Paris atual com o céu retratado por Van Gogh. Ficou lindo <3 p="p">


Se você conhecer mais alguma homenagem bacana ao quadro de Van Gogh, mande para comunicacao@lascivite.com.br, que colocamos por aqui ;]

Postar um comentário