09 janeiro 2013

Les Petits Secret de Paris - Dicas Costurísticas


Finalmente estreamos o blog em 2013. E em grande estilo... Com vocês, mais um episódio da saga de Katia Linden por Paris, atrás dos pequenos e incríveis segredos escondidos pela cidade luz ;] Confira:

Você gosta de costurar ou bordar, enfim, fazer trabalhos manuais com tecidos e linhas? Se estiver em Paris, aproveite para comprar materiais lindos, diferentes e de ótima qualidade. Aproveitei a ida mais recente à cidade para comprar tecidos, mas também fui com uma listinha de compras de ferramentas para costura.

Vale a pena lembrar que, se não temos as mãos de fada como a Camila Machado e equipe Lascivité para fazer lindas roupas (rs!), nunca é demais termos artigos de costura à mão, seja para fazer pequenos reparos, para produzir peças simples para uso próprio, para a casa ou mesmo para presentear.

Então vamos à primeira parte, lá em Montmartre. Sim, na mesma região da Basilique du Sacré-Coeur, com sua linda vista de Paris, depois de encararmos a escadaria!

Como bem explicado aqui (http://www.conexaoparis.com.br/2008/01/03/dicas-para-visitar-montmartre-em-paris-1/), o caminho para as lojas é o mesmo para chegar na Basílica, só que, ao chegar aos pés da escadaria, basta seguir na rua à direita.

Se for visitar a Sacré-Coeur, faça isto primeiro, pois ninguém merece subir as escadarias ou tirar fotos carregando sacolas, né?

É como se você estivesse na Rua 25 de março, só que em Paris, com tudo bem calminho. Esta região é chamada de Marché Saint-Pierre. Se você não fala francês (como eu, aliás), procure aprender como falar de um a dez (é o suficiente) para poder pedir tecidos ou fitas e aviamentos vendidos por metro.
Visitei estas lojas aqui, todas pertinho umas das outras, e recomendo muito!

Já em Tissus Reine (tissus-reine.com), comprei lindos tecidos estampados de algodão (inclusive, belezuras da Liberty que tanto adoro) no piso térreo, mas a loja tem outros pisos com muito a se explorar.

No andar dedicado aos armarinhos (Mercerie), abasteci o meu estoque de zíperes e encontrei as ferramentas de costura (fita métrica, carretilha, entre outras) que estava procurando! Nesta parte, recomendo os produtos da marca alemã Prym (http://www.prym.com/prym/proc/docs/index_en.html). Comprei também ótimos alfinetes franceses da marca Bohin (http://www.bohin.fr/en/index.html).

Aproveite para se jogar nos aviamentos vendidos por metro, como fitas e viés! Lá também são vendidos moldes da revista Burda, muito tradicional na Alemanha (conheça mais aqui http://bit.ly/Vhr2BO). Uma vendedora buscará o modelo que você escolher nos vários catálogos disponíveis para folhear na loja.

Outras lojas que valem a visita:

* Mercerie Saint-Pierre – para aviamentos
* Marché Saint-Pierre (Dreyfus) http://www.marchesaintpierre.com/ - loja de 5 pisos de tecidos e artigos em tecido para a casa, em frente à Mercerie Saint-Pierre
* Moline Mercerie (moline-mercerie.com)– tecidos estampados para patchwork, aviamentos, pequenos projetos para costurar, como bolsas de tecido, acompanhados de molde.

Na volta para o metrô, aproveite e passe na La Cure Gourmande (http://www.la-cure-gourmande.fr/), uma loja de biscoitos, chocolates e caramelos imperdíveis! As latas são lindas para colecionar e presentear, eu não me desfaço das minhas! O que eu mais gosto são os biscoitos amanteigados de limão, as “azeitonas” de chocolate com amêndoa e os caramelos vendidos a granel!

No sentido horário: 1- As comprinhas feitas pela Katia em Paris 2- Marché Saint-Pierre
3- Vista de Montmartre 4- Os caramelos da La Cure Gourmande 5- Tecidos na loja Tissus Reine 

Aqui estão todos os endereços:

La Basilique du Sacré-Coeur
35 Rue du Chevalier de la Barre

Tissus Reine
Tissus-reine.com
3-5, Place St. Pierre

Mercerie Saint Pierre
6 Rua Charles Nodier

Moline Mercerie
moline-mercerie.com
2, 4, 6 Rue Livingstone

Marché Saint-Pierre (Dreyfus)
2 Rua Charles Nodier

La Cure Gourmand
8 rue Steinkerque

Estações de Metrô mais próximas:
Anvers – Linha 2
Abbesses – Linha 12

Para quem gosta de manualidades, aguarde que vai ter mais um post! Um beijo e feliz 2013!

Katia de vestido Alice Floral e peep toe Palais
Postar um comentário