07 dezembro 2012

Les Petits Secrets de Paris - Museé D'Orsay


por Katia Linden

Olá!

Recebi um convite irrecusável da querida Camila Machado para escrever um post (que na verdade viraram alguns posts, aguardem!) para contar algumas coisas muito legais que eu vi em Paris quando estive lá no comecinho de novembro.

Acho que uma primeira dica é que vale muito a pena visitar a cidade na primavera ou no outono. Além de não passar um “calorão” ou “congelar” na neve, a cidade fica com uma quantidade de pessoas mais razoável para poder pegar metrô, visitar museus etc.

Uma das minhas primeiras paradas foi o Museé D’Orsay, que conta com um acervo maravilhoso de Impressionismo. É uma emoção muito grande ver as obras de Monet, Renoir e seus contemporâneos de pertinho!

Além do acervo permanente imperdível, recomendo para quem estiver na cidade até 20 de janeiro de 2013 visitar a exposição “Impressionismo e a Moda”.

Nesta mostra, podemos ver que as cenas retratadas pelos impressionistas passam também pelo o que se vestia na época. Muitas pessoas que eram retratadas pelos artistas usavam roupas modernas para aquele tempo. Pode-se ver de roupas do dia a dia até trajes de festa. A preocupação dos pintores de mostrar como a luz incidia nos tecidos, ou mesmo o peso dos tecidos e das peças, são pontos muito interessantes de se ver!

Além das pinturas, a mostra reúne roupas femininas, masculinas e infantis e acessórios usados na época, assim como revistas e cartazes relacionados à moda.

Detalhes da exposição "Impressionismo e a Moda", no Museé D'Orsay, em Paris.
Fotos: francetvinfo

Então, se você gosta de arte e moda e estará em Paris em breve, você não pode perder esta exposição!

Em tempo: Visite o Campana Café, no último piso, todo decorado pelos brasileiríssimos irmãos Campana. Também não perca a chance de ir à livraria do Museu – ótimo para comprar presente s e livros para seu acervo!


Todos os posts e dicas da Katia serão resumidos em "fascículos"
digitais, para você salvar e guardar. Assim fica mais fácil organizar a
a próxima viagem. Au revoir ;]

Postar um comentário