13 novembro 2012

Inspiração - Camille Pissarro

Jacob Abraham Camille Pissarro foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo, e é um de nossos pintores favoritos. 

Hoje, 13 de novembro, aniversário da sua morte, não poderíamos deixar de falar sobre ele. Mestre de nomes como Paul Cézanne e Gauguin, Pissarro era uma figura fascinante. Apesar de anarquista convicto, orgulhava-se em ser judeu, e até combateria o ódio irracional antissemita que separou a sociedade francesa no final do século XIX. Mas sofreu com o preconceito de amigos próximos como Degas e Renoir, que temiam manchar suas reputações ao se associar a ele. 

Mesmo com esses percalços, outros pintores renomados o consideravam como um pai. Matisse chegou a chamá-lo de “o Moisés da pintura contemporânea” e Cézanne afirmaria: “todos nós descendemos de Pissarro".

Opiniões sobre a paternidade da pintura moderna ainda se dividem. Antes atribuída a Cézanne, hoje cada vez mais historiadores apontam Pissarro como o verdadeiro precursor da revolução que transformaria radicalmente a pintura na última metade do século XIX.

A nós, só cabe admirar suas obras. E uma singela homenagem, dando o seu nome a uma de nossas peças. 

Auto-retrato 

Garota com um graveto, de 1881



Blusa Camille, em homenagem a Pissarro
Postar um comentário