10 fevereiro 2010

Saint-Rémy-de-Provence

Falando de nossa linda camisa Saint-Rémy, bateu uma saudade da Provence, esse lugar mágico e maravilhoso que inspira poetas e apaixonados.

Saint-Rémy de Provence, uma das mais antigas cidades da França, é o centro de gravidade ideal para conhecer essa região de charme e de história. A cidade de Saint-Rémy está situada, depois de mais de 2500 anos, no mesmo cruzamento das estradas percorridas pelas civilizações mediterrâneas do norte da Europa. E continua, ainda hoje, um sítio de grande riqueza histórica, cultural e artística.
São dois os pólos principais que se podem descobrir num raio de poucos quilômetros. Ao sul da cidade, ao pé dos Alpilles, está o Plateau des Antiques, com o sítio arqueológico de Glanum.



Aí se acha a cidade ocupada pelos celtas, pelos gregos e, depois, pelo Império Romano. Aí também estão um Arco do Triunfo e um mausoléu da época romana, Les Antiques. A pouca distância de Glanun está o Mosteiro Saint Paul de Mausole, onde Van Gogh foi hospitalizado antes de cortar uma de suas orelhas e oferecê-la a uma prostituta de Arles.



Muito perto de St. Rémy, em Les Baux de Provence, está uma das mais interessantes atrações culturais da Provence. A Catedral de Imagens (foto), uma antiga pedreira transformada num espaço de exibição de audiovisuais. Nas paredes e no chão das enormes galerias escavadas na rocha de calcário são projetadas imagens cujos temas variam a cada ano. Em 2008, foi a vez de Van Gogh. Em 2010 a Austrália entra na programação.

Postar um comentário